Outra aplicação é o desenvolvimento de tecnologia para resolver problemas dos clientes de um escritório de advocacia. Se a maior demanda que muitos possuem é acompanhar o andamento processual de sua causa, é possível desenvolver uma ferramenta específica com este fim, fazendo com que a informação chegue, de forma automática, no e-mail do interessado.
Uma aplicação do Legal Design Thinking relevante é, assim, simplificar os processos pelos quais uma tarefa jurídica passa. Isso envolve softwares jurídicos e outras tecnologias que otimizam a gestão de um departamento ou escritório de advocacia.
O Legal Design Thinking ainda é um termo pouco conhecido no mundo jurídico. Acredita-se que, com o advento da transformação digital no Direito, aumente-se o interesse em aplicar esse modelo que pode trazer muitos benefícios para quem o aplicar. O gestor de um departamento jurídico ou de um escritório de advocacia já pode começar a pensar em soluções inovadoras que resolvem problemas, como o software jurídico e a inteligência artificial.